Pesquisadores da UFMT realizam oficina de combate à desinformação com estudantes da rede pública (Foto: Midiáticus) Em uma iniciativa apoiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) promoveram uma oficina de educação midiática com estudantes da rede pública estadual de ensino em Várzea Grande.
Em uma iniciativa apoiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) promoveram uma oficina de educação midiática com estudantes da rede pública estadual de ensino em Várzea Grande. A atividade, realizada nesta terça-feira (14.11) na Escola Estadual Dunga Rodrigues, teve como foco o tema “Como se proteger da desinformação”.
O Grupo de Pesquisa em Mídia, Política e Democracia (Midiáticus), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Poder da UFMT (PPGCOM/UFMT), organizou a oficina que contou com a participação de adolescentes do Ensino Médio. Durante as discussões, os estudantes tiveram a oportunidade de explorar estratégias para lidar com as fake news e compreender como o fenômeno impacta suas vidas e a sociedade em geral.
Os pesquisadores abordaram ferramentas fundamentais para a verificação de informações, incluindo a checagem em sites jornalísticos reconhecidos e em páginas de empresas e pessoas citadas. Os estudantes foram incentivados a discutir sobre como agir ao receber mensagens duvidosas e aprimorar suas habilidades na identificação de informações falsas.
O professor Bruno Araújo, coordenador do Midiáticos, destacou a importância da iniciativa que integra as dimensões de ensino, pesquisa e extensão. Ele ressaltou que o objetivo da oficina não foi apenas transmitir conhecimento formal, mas estimular a construção de um saber derivado da interação entre a expertise acadêmica e as experiências dos estudantes.
"A partir das discussões que tivemos ao longo de meses, na sala de aula e na pesquisa financiada pela FAPEMAT, tivemos a oportunidade de ir até a escola levar e colher experiências. O intuito da oficina foi não só levar um conhecimento formal pronto, mas estimular a construção de um saber que nasce da relação entre o que temos a dizer e aquilo que os estudantes, a partir da sua experiência, podem pensar. Só assim podemos exercitar a cidadania, a partir do encontro crítico que faz convergir o saber construído na universidade com os saberes igualmente ricos da experiência dos e das alunas", destacou.
Conforme o professor, é necessário a urgência para discutir a desinformação e educar os jovens para a mídia numa perspectiva crítica. “A escola deve ser esse espaço de construção crítica de saberes sobre o mundo, transformando-se em um centro de exercício pleno da cidadania”, completou Araújo.
Midiatícus
O grupo, liderado pelo professor Bruno Araújo conta ainda com a participação dos professores Thiago Cury e Dôuglas Ferreiras. Também integram o grupo a repórter e mestra em Comunicação Safira Campos, o publicitário e mestrando William Monteiro e os estudantes de jornalismo Thiago Zina Crepaldi e André Macedo. A equipe é registrada no Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e já realizou importantes publicações em espaços científicos nacionais e internacionais que debatem mídia, política e democracia.