Uma notícia muito triste nesta tarde de sexta-feira (17/11) o falecimento do empresário Liovardo Antônio de Oliveira, conhecido como Léo da Pastelaria, de 76 anos, e que ficou famoso em Barra do Garças-MT pela confecção de deliciosas saltenhas.
Natural de Piracanjuba-GO, Léo chegou ainda jovem em Barra do Garças onde abriu a sua primeira lanchonete onde hoje é a loja Atrevidinha na rua Mato Grosso e depois adquiriu um boxe do Mercado Popular e lá abriu a Pastelaria do Léo que funciona até hoje com os cuidados da esposa Regina Célia Mendes e da filha Lara Cristina de Oliveira.
Léo estava internado na UTI do MedBarra e faleceu em decorrência de uma doença degenerativa que atingiu órgãos vitais. O empresário Miranda, que é vizinho da Pastelaria, em nome da família entrou em contato com o prefeito Adilson Gonçalves e vereadores para que seja autorizado o velório do empresário pioneiro no plenário da Câmara a partir das 21 horas de sexta-feira, como mais uma homenagem do povo de Barra do Garças ao Rei das Saltenhas.
Recentemente a Pastelaria do Léo esteve entre os estabelecimentos que receberam moção de aplausos pelos trabalhos desenvolvidos na área gastronômica em Mato Grosso durante solenidade na Assembleia Legislativa, no mês maio de 2022. Fundada há 39 anos por Léo e Regina, o espaço é conhecido pela famosa saltenha, um tipo de pastel assado originário da Bolívia.
O diferencial da saltenha está no recheio, um segredo de família. A filha de Léo, Lara na época da homenagem em Cuiabá, explicou que nem os funcionários da pastelaria conhecem a receita, "o recheio já chega pronto na saltenharia. Só quem é da família participa da produção", destacou.
Léo deixa a esposa Regina, a filha Lara e cinco netos.