Trabalhos de fotógrafos de MT integram exposição na Colômbia (Foto: Divulgação) Trabalhos dos fotógrafos mato-grossenses Emanoele Daiana da Cruz, Léo Alves, Fernando Neri, Paulisson Miura e Victor Azambuja participaram da última etapa do 'V Circuito Fotográfico de Medellín: RE-EXISTÊNCIAS', na Colômbia.
Trabalhos dos fotógrafos mato-grossenses Emanoele Daiana da Cruz, Léo Alves, Fernando Neri, Paulisson Miura e Victor Azambuja participaram da última etapa do 'V Circuito Fotográfico de Medellín: RE-EXISTÊNCIAS', na Colômbia. O evento acadêmico e artístico, que chegou ao fim nesta segunda-feira (20.11) teve como novidade este ano a exposição de trabalhos brasileiros.
Assim, ao lado de talentos da fotografia local, o público – formado por transeuntes eventuais e costumeiros de todo o mundo – desta vez, contemplou e interagiu também com as imagens de Mato Grosso. A exposição a céu aberto é parte de um projeto artístico-visual promovido pela Faculdade de Artes Visuais, e o programa de Fotografia, da Fundação Universitária Bellas Artes, FUBA, da Colômbia.
De acordo com os curadores, nesta edição do Circuito Fotográfico o "seu conteúdo temático gira ao redor da cultura visual e o universo festivo como expressões da identidade". A exposição busca a "valorização acadêmica da fotografia como elemento de identidade e constructo da cultura visual e o universo festivo e cotidiano das estéticas populares".
Assim sendo, as várias etapas do circuito apresentaram "visões particulares explorando festas populares de uma forma singular e pessoal". A equipe de curadores acrescenta que "a tradição festiva popular de ambos os países nos une na diversidade que revela a fotografia, como uma maneira de reafirmar nossa identidade como povo sul-americano”.
São, ao todo, 24 fotografias em grande formato que habitantes e turistas que trafegaram por aquela cidade da Colômbia, tiveram a oportunidade de observar, apreender e avaliar.