O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro (PSD), renunciou ao cargo nesta quarta-feira (22) para poder votar em pautas do governo no Senado Federal.
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro (PSD), renunciou ao cargo nesta quarta-feira (22) para poder votar em pautas do governo no Senado Federal. A exoneração foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).
Fávaro foi eleito senador pelo Mato Grosso em 2018, mas o cargo é ocupado pela suplente Margareth Buzetti (PSD) desde que ele foi nomeado ministro pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A renúncia de Fávaro é temporária e ele deve reassumir o cargo na sexta-feira (24). A suplente Margareth Buzetti deve ocupar seu lugar no Senado até lá.
Fávaro é um dos líderes da bancada ruralista no Senado e é considerado um aliado importante do governo. Ele é esperado para votar favoravelmente à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita os poderes individuais de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
A votação da PEC está prevista para ocorrer nesta quarta-feira. Além da PEC, Fávaro também deve votar propostas do governo para garantir a meta fiscal de 2024, como a tributação de offshores e fundos exclusivos.