A Defesa Civil do Rio Grande do Sul e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiram alertas nesta quarta-feira (22) sobre o risco iminente de inundações devido à instabilidade climática no estado.
De acordo com essas entidades, as regiões mais propensas a serem impactadas são a Fronteira Oeste, o Centro e o Sul do RS. A Defesa Civil adverte que as inundações podem ser desencadeadas pelo aumento do nível de arroios, rios e da Lagoa dos Patos. O Inmet destaca a possibilidade de chuvas intensas, atingindo até 100 milímetros por dia, acompanhadas de ventos que podem alcançar 100 km/h, e há também a chance de granizo.
Diante desse cenário, pessoas que moram em áreas de risco ou com histórico de inundações são orientadas pelo poder público a buscar apoio das Defesas Civis municipais. Em caso de emergência, os números de telefone disponíveis são o 190 e o 193.
Até esta quarta-feira, mais de 29 mil pessoas estavam fora de casa devido às enchentes. O número de municípios atingidos subiu para 179. Além disso, 63 pessoas ficaram feridas e cinco morreram.
A CEEE Equatorial informou que pelo menos 7 mil clientes seguem sem luz em áreas alagadas do estado. O fornecimento foi interrompido após pedido da Defesa Civil por questões de segurança.
GAZETA BRASIL