Na tarde desta segunda-feira (27), a Receita Federal no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, realizou a apreensão de aproximadamente 35 kg de cocaína.
Na tarde desta segunda-feira (27), a Receita Federal no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, realizou a apreensão de aproximadamente 35 kg de cocaína. A droga estava disfarçada em 117 frascos de graxa, cada um contendo invólucros de 300g.
A operação de inteligência da Alfândega da Receita Federal ocorreu em conjunto com os órgãos envolvidos na Garantia da Lei e da Ordem (GLO), incluindo a Força Aérea Brasileira (FAB). Iniciada em 6 de novembro, a operação visa os principais aeroportos e portos movimentados da região Sudeste, estendendo-se até maio de 2024, como parte das medidas para conter a crise de segurança pública no estado do Rio de Janeiro.
Com o auxílio de cães farejadores, a equipe da Alfândega identificou a droga nos frascos. Os recipientes continham, adicionalmente, uma camada superficial do produto original, graxa, usada para ocultar os pacotes de cocaína em pó no fundo dos potes.
Durante a apreensão, os agentes realizaram testes no material encontrado nos frascos, confirmando ser cocaína. Os recipientes não estavam sob responsabilidade de nenhum passageiro, fazendo parte de uma carga programada para embarcar em um voo de Guarulhos para Madri, na Espanha, com destino final em Hong Kong, na Ásia.
Segundo apurado a GloboNews, os próprios traficantes preparam a carga para exportar a droga oculta e usam uma empresa laranja para proceder com o envio, através de uma exportação regular.