O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de “perigo” e “muito perigo” para cidades localizadas no litoral norte do estado de São Paulo e para municípios litorâneos do sul do Rio de Janeiro.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de “perigo” e “muito perigo” para cidades localizadas no litoral norte do estado de São Paulo e para municípios litorâneos do sul do Rio de Janeiro. Os avisos foram feitos nesta sexta-feira (8) por causa da possibilidade de fortes chuvas que podem cair na região.
No litoral norte de São Paulo, o alerta é de “perigo” (cor laranja) para as seguintes cidades:
No litoral sul fluminense, as cidades de Angra dos Reis, Mangaratiba, Paraty e Rio Claro estão sob alerta de “muito perigo” (cor vermelha), indicando previsão de chuvas mais intensas, com volume superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia. O Inmet alerta para “grandes riscos” de alagamentos, transbordamentos de rios e significativos deslizamentos de encostas.
Em fevereiro deste ano, tempestades no litoral norte paulista resultaram em desastres fatais, destacando a vulnerabilidade da região a eventos climáticos extremos. A Defesa Civil de São Paulo também emitiu alerta para chuvas em todo o estado durante este fim de semana, mencionando o litoral norte com um acumulado esperado de 150 mm, superior ao previsto pelo Inmet. A região metropolitana de São Paulo (80 mm) e a Baixada Santista (90 mm) também podem enfrentar chuvas intensas, atribuídas à passagem de uma frente fria. O Inmet recomenda medidas de precaução, como desligar eletrônicos, permanecer em locais seguros, observar encostas e evitar enfrentar o mau tempo, enquanto a Defesa Civil orienta proteger pertences em sacos plásticos em caso de inundações, e acionar os órgãos competentes em caso de dúvidas ou necessidade de assistência.