O ex-presidente dos EUA, Donald Trump (2017-2021), prometeu neste sábado iniciar uma grande operação para deportar imigrantes em seu primeiro dia de mandato, caso seja reeleito.
Trump, que permanece como o favorito para a indicação presidencial republicana nas eleições de 2024, voltou a usar a questão da imigração para atrair seguidores durante um comício em New Hampshire, a menos de seis semanas das primárias no estado.
“Em meu primeiro dia de volta à Casa Branca, vou encerrar todas as políticas de fronteiras abertas da administração Biden, vou impedir a invasão da fronteira sul e vou iniciar a maior e mais massiva operação de deportação do país”, afirmou o ex-presidente.
Embora Trump não tenha fornecido muitos detalhes sobre seu plano de deportação, a mensagem é enviada em um momento em que o governo do presidente Joe Biden está em negociações com senadores da oposição para endurecer o sistema de asilo em troca de apoio ao gasto de cerca de 60 bilhões de dólares para a Ucrânia.
A fronteira sul dos Estados Unidos está experimentando um aumento no fluxo de migrantes nos últimos dias, especialmente no Arizona, levando a governadora democrata do estado, Katie Hobbs, a enviar a Guarda Nacional.
Neste sábado, Trump novamente criticou Biden e sua política externa, enfatizando que, se for eleito, restabelecerá a proibição de viajantes estrangeiros que não concordem com a política dos EUA e de Israel, uma medida tomada em seu primeiro mandato que resultou em várias ações judiciais.
GAZETA BRASIL