Minas Gerais enfrenta situação de emergência em 24 cidades devido às intensas chuvas, conforme relato da Defesa Civil estadual.
Minas Gerais enfrenta situação de emergência em 24 cidades devido às intensas chuvas, conforme relato da Defesa Civil estadual. A maior parte desses municípios, impactados por tempestades de granizo, vendavais, enxurradas ou precipitações intensas, declarou estado de emergência desde novembro. Essas localidades estão distribuídas em diversas regiões, incluindo Vale do Jequitinhonha, Norte, Sul e Zona da Mata.
Durante o atual período chuvoso iniciado em outubro, cinco pessoas morreram a no estado. Três desses óbitos ocorreram em Paracatu, no Noroeste de Minas, em 23 de dezembro, quando uma mulher de 32 anos e seus dois filhos, de 2 e 11 anos, foram arrastados pela enxurrada. As outras duas mortes aconteceram em Pedralva e Cássia, na Região Sul.
De acordo com a Defesa Civil, 70 pessoas estão desabrigadas, e outras 667 foram desalojadas. No domingo (31), véspera do Ano Novo, as chuvas causaram alagamentos e deixaram pessoas ilhadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Em Contagem, na Vila Marimbondo, cerca de 60 casas foram atingidas, uma delas desabou, resultando em um homem ferido, e muitas famílias perderam móveis e pertences. Em Ibirité, o Rio Manso transbordou e atingiu pelo menos 20 casas.
Na capital, Belo Horizonte, a Avenida Heráclito Mourão de Miranda, na Região da Pampulha, foi bloqueada devido à alta vazão do Córrego Ressaca. A lista das cidades em situação de emergência inclui: