O presidente do Equador, Daniel Noboa, emitiu um decreto declarando a existência de um “conflito armado interno” no país e ordenou que as Forças Armadas realizassem ações, depois que homens armados assumiram o controle do canal TC Television em plena transmissão ao vivo.
Nesta terça-feira (9), criminosos armados invadiram o estúdio da TC Televisión em Guayaquil, Equador, ameaçando jornalistas e funcionários com armas e explosivos. A invasão foi transmitida ao vivo, mostrando um criminoso colocando uma banana de dinamite nas mãos do jornalista pic.twitter.com/MegUiOpJjs
— Gazeta Brasil (@SigaGazetaBR) January 9, 2024
O incidente começou depois das 14h (horário local), quando membros de grupos criminosos invadiram as instalações e abriram fogo dentro do estúdio enquanto o sinal da TC Television estava no ar.
Poucos minutos depois, por volta das 14h40 (horário local), a emissora de televisão equatoriana suspendeu a transmissão do seu sinal. Alguns jornalistas têm utilizado as suas redes sociais ou plataformas de mensagens para pedir ajuda à Polícia.
"Estamos no ar para que saibam que não brincamos com a máfia", veio proclamar um dos encapuzados, que escondem o rosto sob bonés e máscaras e mostraram armas e explosivos.