Tragédias causadas pelas fortes chuvas atingiram São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, na última sexta-feira (12).
Tragédias causadas pelas fortes chuvas atingiram São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, na última sexta-feira (12). Um homem de 49 anos morreu após sua casa ser atingida por um deslizamento de terra. Apesar de sua esposa e filha estarem presentes, não sofreram ferimentos.
O Corpo de Bombeiros recebeu o chamado por volta das 23h para atender à ocorrência na Rua Odair Vieira, no bairro Riacho Grande. Ao chegar, a equipe resgatou a vítima, já sem vida. A Defesa Civil revelou que o deslizamento atingiu a parte traseira da casa, onde estava localizado o quarto do morador. A identidade da vítima não foi divulgada.
Após análise técnica, a residência foi interditada de forma preventiva. A esposa e a filha da vítima foram encaminhadas para a casa de parentes.
Em comunicado, a prefeitura assegurou que a propriedade está em uma área regular, sem riscos. Neste sábado (13), equipes da Defesa Civil realizaram vistorias em casas vizinhas.
A prefeitura informou em nota: “Nesta manhã [sábado, 13 de janeiro], um imóvel situado nas proximidades, na Rua Rosa Inez Bruni Pinchiaro, foi interditado após nova avaliação das equipes. Profissionais da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Bombeiros prestaram apoio no atendimento à ocorrência.”
Segundo o Executivo municipal, foram registradas 15 ocorrências relacionadas a deslizamentos de terra no bairro dos Finco, quedas de árvores e rompimento de cabo de energia na Vila Dayse. A Estrada do Vergueiro, no bairro Jussara, também foi interditada após um deslizamento em um trecho da via.
A Secretaria da Segurança Pública informou que o caso foi registrado como desabamento ou desmoronamento e morte suspeita/acidental no 3° DP de São Bernardo do Campo, que solicitou perícia e exames ao IML.
Além disso, uma criança de 6 anos morreu após o veículo em que estava ser arrastado pela enxurrada durante forte chuva em Juquitiba, na Grande São Paulo, na madrugada deste sábado (13). Outra morte relacionada à chuva foi registrada em São Bernardo do Campo (ver abaixo).
De acordo com o chefe de gabinete da Prefeitura de Juquitiba, Alexandre Sousa, o avô da criança relatou que foi buscar o neto na capital paulista e, ao retornar para um sítio, foi surpreendido por uma enxurrada em um ponto da Estrada das Marrecas. Devido à intensidade da chuva, o córrego às margens da estrada transbordou, arrastando a caminhonete para o córrego, que acabou virando.