Nesta sexta-feira (19), o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, reafirmou o compromisso do Brasil em apoiar a China no enfrentamento de movimentos independentistas em Taiwan. O pronunciamento ocorreu durante uma reunião no Palácio do Itamaraty com o ministro de Negócios Estrangeiros chinês, Wang Yi.
“Reitero o apoio histórico, consistente e inequívoco do Brasil ao princípio de uma só China, conforme declaração adotada pelos dois presidentes (Lula e o chinês Xi Jinping)”, declarou Vieira.
O candidato do Partido Democrático Progressista de Taiwan, Lai Ching-te, venceu a eleição presidencial no último fim de semana, defendendo a independência da ilha. A China considera Taiwan uma província rebelde que faz parte de seu território.
O chanceler chinês, que será recebido por Lula ainda nesta tarde, ressaltou que as relações entre Brasil e China estão prestes a alcançar um novo patamar. Wang Yi enfatizou a importância de os dois países “caminharem de mãos dadas”.
“Todas as instituições do Brasil têm uma posição voltada a uma só China. A parte chinesa tem apreço por isso”, afirmou o chanceler, destacando a convergência de posições entre as nações.
GAZETA BRASIL