A apuração do Carnaval de São Paulo 2024 decretou o rebaixamento das escolas de samba Tom Maior e Independente Tricolor para o Grupo de Acesso I no próximo ano.
A apuração do Carnaval de São Paulo 2024 decretou o rebaixamento das escolas de samba Tom Maior e Independente Tricolor para o Grupo de Acesso I no próximo ano. Ambas as agremiações obtiveram a menor pontuação entre as 14 concorrentes, 268,7 pontos.
A Independente Tricolor, que estreou no Grupo Especial em 2023, apresentou o enredo “As Águias Guerreiras: Um Canto à Epopéia das Mulheres de Daomé”, homenageando as guerreiras Agojie do antigo reino do Daomé (atual Benin). A escola teve o pior desempenho no quesito Comissão de Frente, com notas entre 9,8 e 9,9.
A Tom Maior, por sua vez, dividiu opiniões entre os jurados com o enredo “Aysú: A Ópera dos Sonhos”, inspirado na lenda indígena de Abaeté e Anahí. A escola recebeu notas 10 e 9,7 no quesito Alegorias, por exemplo.
Com o rebaixamento, as agremiações se juntam à Águia de Ouro, que já havia sido rebaixada no sábado (11). As três escolas disputarão o Grupo de Acesso I em 2025, buscando retornar à elite do Carnaval paulistano.
A apuração desta segunda-feira coroou a Mocidade Alegre como campeã, conquistando seu 12º título de Carnaval de São Paulo, tornando-se bicampeã da competição.