A Operação Verão, realizada pela Polícia Militar no litoral de São Paulo, já registra 30 mortes de suspeitos em confrontos com policiais. O número supera o total de 28 óbitos da Operação Escudo, deflagrada em julho de 2023 na mesma região.
29ª Morte:
Na última segunda-feira (19), um foragido da Justiça foi morto em confronto com policiais militares no Morro São Bento. Segundo a SSP-SP, os agentes avistaram o homem com uma mochila e iniciaram uma abordagem. O suspeito teria sacado uma arma e entrado em luta corporal com os policiais, que revidaram com disparos.
Socorrido e levado ao pronto-socorro, o homem não resistiu aos ferimentos. Com ele, foram encontrados entorpecentes, celulares e uma balança de precisão. A arma utilizada pelo suspeito havia sido roubada de um policial militar. Ele estava foragido desde janeiro de 2022, após não retornar de uma saída temporária de fim de ano da penitenciária, onde cumpria pena por tráfico de drogas.
30ª Morte:
Na tarde desta terça-feira (20), um homem de 30 anos foi morto após confronto com policiais militares na Rua Cananéia, no bairro Saboó. Segundo a SSP-SP, os agentes tentaram abordar o suspeito, que fugiu e se escondeu em uma casa.
De acordo com a pasta, o homem atirou contra os policiais, que revidaram. Atingido, ele foi socorrido pelo SAMU e levado à UPA Central, mas não resistiu. As armas dos policiais foram apreendidas. Com o suspeito, foram encontradas uma pistola, drogas, um rádio transmissor e um celular.
Ambos os casos foram registrados como mortes decorrentes de intervenção policial, localização e apreensão de objetos, e apreensão de drogas sem autorização ou em desacordo, no 5° Distrito Policial (DP) de Santos.
GAZETA BRASIL