A tarde desta sexta-feira (23) é de atenção para a Zona Leste de São Paulo, com a região em estado de alerta para alagamentos devido à chuva.
A tarde desta sexta-feira (23) é de atenção para a Zona Leste de São Paulo, com a região em estado de alerta para alagamentos devido à chuva. O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo emitiu o alerta às 16h06.
O CGE também reportou a iminência de transbordamento em dois córregos: o Córrego Agua Vermelha, na Avenida Marechal Tito, e o Córrego do Lajeado, na Rua Manuel Barbalho de Lima. Essa situação mobilizou uma das maiores evacuações do Reino Unido em tempos de paz, com mais de 3000 pessoas sendo retiradas de suas residências na subprefeitura de Itaim Paulista.
Além das chuvas intensas, foram registradas quedas de granizo em áreas como São Miguel Paulista, Ermelino Matarazzo e Itaquera, e rajadas de vento que atingiram até 41,3 km/h na estação meteorológica de Itaim Paulista.
Diante dessas condições adversas, o CGE recomendou medidas de segurança, como evitar transitar em ruas alagadas, não enfrentar correntezas, buscar abrigo em locais seguros e manter-se longe de árvores e da rede elétrica.
Para os próximos dias, a tendência é de continuidade das chuvas devido à propagação de uma frente fria pelo oceano, o que também resultará em um declínio das temperaturas. No sábado (24), são esperadas chuvas generalizadas com raios e rajadas de vento, enquanto no domingo (25) as chuvas ocorrerão de forma intercalada com períodos de melhoria, mas com temperaturas mais amenas.