O homem de 39 anos, não identificado e proveniente da Índia, finalmente foi ao hospital após decidir que não conseguia mais suportar a dor no pescoço e a dificuldade para dormir.
O crescimento também estava causando ansiedade, depressão e dormência nas mãos, afetando sua capacidade de caminhar.
Médicos surpresos descobriram que a massa media cerca de 20cm por 15cm por 15cm.
O homem relatou que ela apareceu pela primeira vez como um pequeno nódulo quando era jovem, aos 24 anos.
Ao longo dos anos, cresceu até atingir quase o mesmo tamanho de sua cabeça.
Os médicos em Jodhpur, Índia, diagnosticaram-no com um tumor mesenquimal.
Tumores mesenquimais são crescimentos que ocorrem nos tecidos mesenquimais – que incluem fibroblastos, células nervosas, células de vasos sanguíneos e células musculares – ao redor do corpo.
A maioria é benigna, mas alguns podem ser cancerígenos ou causar problemas graves, incluindo dor e dificuldades respiratórias.
Os cientistas não têm certeza exata do que os causa, embora pesquisas sugiram que mutações no DNA possam torná-los mais prováveis.
A cirurgia geralmente é usada para tratar tumores benignos, embora os médicos possam optar por não realizar a cirurgia se o tumor não estiver causando problemas ou desconforto.
O tumor do homem era tão grande que começou a danificar a parte externa de seu crânio e agora atingia o osso interno.
DANO ÓSSEO
A pressão da massa também destruiu até 4 cm do osso na base de seu crânio.
Isso apresentou um desafio para os cirurgiões devido aos vasos sanguíneos próximos e ao cérebro.
Um movimento errado com o bisturi poderia ter sido fatal.
Mas a equipe cirúrgica, liderada pelo Dr. Dinesh Dutt Sharma, de Bluecity Jodhpur, conseguiu remover com sucesso o tumor em uma operação complexa.
As imagens mostram como o paciente ficou depois que a parte de trás de sua cabeça foi suturada, e os cirurgiões afirmaram que ele se recuperou totalmente.
O que são tumores mesenquimais?
Tumores mesenquimais originam-se de células, incluindo fibroblastos, células nervosas, células de vasos sanguíneos e células musculares.
Também são chamados de tumores de tecidos moles e tumores de tecidos conectivos. Qualquer órgão pode desenvolver um tumor mesenquimal com uma taxa de incidência diferente. Curiosamente, tumores de tecido conectivo são mais comuns em gatos e cachorros. Os tumores mesenquimais malignos são agressivos, pois as células têm uma maior capacidade de diferenciação. Tumores malignos de tecido mole são abordados com o sufixo “sarcoma”.
Fonte: iCliniq
GAZETA BRASIL