Geral Ciência

DNA antigo revela primeiro retrato de família neandertal

Por Comando da Notícia

20/10/2022 às 16:11:24 - Atualizado há

Os pesquisadores disseram que a melhor explicação para isso é que mais de 60% das mulheres neandertais do pequeno grupo Chagyrskaya migraram de outra comunidade. Essa estrutura social é comum entre as sociedades atuais de caçadores-coletores e é conhecida como patrilocalidade.

Mais amplamente, a comunidade tinha uma diversidade genética extremamente baixa – muito menor do que qualquer outra registrada para qualquer comunidade humana antiga ou atual, disse o estudo. O nível de diversidade foi mais semelhante ao tamanho dos grupos de espécies ameaçadas à beira da extinção, como os gorilas das montanhas, que têm uma população de cerca de mil indivíduos.

No entanto, Chris Stringer, líder de pesquisa em evolução humana do Museu de História Natural de Londres, que não esteve envolvido na pesquisa, disse que a falta de diversidade genética não foi necessariamente um fator significativo na extinção dos neandertais, que desapareceram por volta de 40 mil anos atrás. Ele disse que outros locais neandertais que estavam ativos na mesma época que o grupo estudado, como Vindija, na Croácia, indicam populações maiores e mais diversas.

Os autores do estudo disseram que o grupo familiar que eles descobriram pode não ser representativo da vida social de toda a população neandertal. Eles recomendaram pesquisas futuras que incluam o sequenciamento genético de mais indivíduos e comunidades neandertais.

Primeira foto da família

Os habitantes das duas cavernas provavelmente interagiram – caminhando até as mesmas fontes de rocha para fazer suas ferramentas de pedra – apoiando a ligação genética entre eles. Os neandertais caçavam íbex (mamífero bovídeo caprino), cavalos, bisões e outros animais que viajavam pelos vales dos rios das cavernas.

Chagyrskaya e Okladnikov estão a 100 quilômetros da Caverna Denisova – um dos locais mais importantes no estudo da evolução humana. Esse local foi ocupado por neandertais, primeiros humanos modernos e denisovanos, um tipo de humano extinto mais recentemente identificado que foi descoberto a partir de DNA recuperado de um único dedo mindinho.

Svante Pääbo, outro coautor do estudo de Chagyrskaya, sequenciou o primeiro genoma neandertal em 2010, trabalho pelo qual recebeu um Prêmio Nobel no início deste mês. Desde esse sequenciamento inicial, dados de todo o genoma foram recuperados de um total de 18 neandertais. O novo estudo adiciona outros 13 – uma grande conquista técnica, disse Lara Cassidy, professora assistente do Departamento de Genética do Trinity College Dublin, que não esteve envolvida na pesquisa.

“O que torna este trabalho particularmente notável é que os indivíduos sequenciados não estão amplamente espalhados pela vasta extensão da existência neandertal, mas estão concentrados em um ponto específico no tempo e no espaço, fornecendo assim o primeiro instantâneo de um grupo familiar”, disse ela em um comentário publicado ao lado do estudo.

Este conteúdo foi originalmente publicado em DNA antigo revela primeiro retrato de família neandertal no site CNN Brasil.

Fonte: CNN BRASIL
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Comando Geral BG

© 2024 Comando Geral BG - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Comando Geral BG
Acompanhantes de Goiania Deusas Do Luxo