O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) emitiu uma determinação para que todos os comerciantes, tanto varejistas quanto atacadistas, retirem das prateleiras dez marcas de azeite de oliva extravirgem.
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) emitiu uma determinação para que todos os comerciantes, tanto varejistas quanto atacadistas, retirem das prateleiras dez marcas de azeite de oliva extravirgem. (Veja a lista no final da matéria).
De acordo com o Ministério, essa medida é de caráter preventivo e está respaldada pelo Decreto nº 11.130. Essa ação é parte dos desdobramentos da Operação Getsêmani.
Após o recolhimento, os fornecedores devem informar o Ministério através do canal Fala.BR, para que sejam tomadas as medidas fiscais adequadas para a destinação correta desses produtos.
Para os consumidores que adquiriram os produtos em questão, o governo recomenda que parem de consumi-los imediatamente e solicitem a substituição.
Além disso, é importante comunicar ao Ministério da Agricultura o estabelecimento e endereço onde foi adquirido o produto, também através do canal Fala.BR.
As marcas que deverão ser retiradas de circulação são as seguintes: