Geral Ciência e Tecnologia

IA ChatGPT supera médicos na produção de notas médicas, revela estudo

O modelo de IA ChatGPT pode escrever notas médicas administrativas até 10 vezes mais rápido do que os médicos sem comprometer a qualidade.

Por Comando da Notícia

26/03/2024 às 16:21:32 - Atualizado há
Foto: Reprodução internet

O modelo de IA ChatGPT pode escrever notas médicas administrativas até 10 vezes mais rápido do que os médicos sem comprometer a qualidade. Isso é de acordo com um estudo conduzido por pesquisadores do Hospital Universitário de Uppsala e da Universidade de Uppsala em colaboração com o Hospital Danderyd e o Hospital Universitário de Basel, na Suíça. A pesquisa foi publicada na revista Acta Orthopaedica.

Eles realizaram um estudo piloto com apenas seis casos virtuais de pacientes, que agora será seguido por um estudo detalhado de 1.000 registros médicos autênticos de pacientes.

"Por anos, o debate tem se centrado em como melhorar a eficiência do atendimento médico. Graças aos avanços em IA generativa e modelagem de linguagem, agora existem oportunidades para reduzir o fardo administrativo sobre os profissionais de saúde. Isso permitirá que os médicos passem mais tempo com seus pacientes," explica Cyrus Brodén, médico ortopedista e pesquisador do Hospital Universitário de Uppsala e da Universidade de Uppsala.

Tarefas administrativas consomem uma grande parte das horas de trabalho de um médico, reduzindo o tempo de contato com o paciente e contribuindo para uma situação de trabalho estressante.

O objetivo do estudo foi avaliar a qualidade e eficácia da ferramenta ChatGPT ao produzir notas de registro médico. Os pesquisadores usaram seis casos virtuais de pacientes que imitavam casos reais tanto em estrutura quanto em conteúdo. Documentos de alta hospitalar para cada caso foram gerados por médicos ortopedistas. O ChatGPT-4 foi então solicitado a gerar as mesmas notas. A avaliação de qualidade foi realizada por um painel de especialistas composto por 15 pessoas que não tinham conhecimento da origem dos documentos. Como métrica secundária, o tempo necessário para criar os documentos foi comparado.

"Os resultados mostram que o ChatGPT-4 e as notas geradas por humanos são comparáveis em qualidade geral, mas o ChatGPT-4 produziu documentos de alta dez vezes mais rápido do que os médicos," observa Brodén.

"Nossa interpretação é que modelos de linguagem grandes avançados como o ChatGPT-4 têm o potencial de mudar a forma como lidamos com tarefas administrativas na área da saúde. Acredito que a IA generativa terá um grande impacto na saúde e que isso poderia ser o início de um desenvolvimento muito interessante," ele argumenta.

O plano é lançar em breve um estudo detalhado, com pesquisadores coletando 1.000 registros médicos de pacientes. Novamente, o objetivo é usar o ChatGPT para produzir notas administrativas semelhantes nos registros dos pacientes.

"Este será um projeto interessante e intensivo em recursos envolvendo muitos parceiros. Já estamos trabalhando ativamente para cumprir todos os requisitos de gerenciamento de dados e confidencialidade para iniciar o estudo," conclui Brodén.

Fonte: GAZETA BRASIL
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Comando Geral BG

© 2024 Comando Geral BG - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Comando Geral BG