No Dia D contra a gripe, o município do Rio de Janeiro disponibilizará mais de 600 pontos de vacinação, incluindo clínicas da família, centros municipais de saúde, shoppings, praças e escolas.
No Dia D contra a gripe, o município do Rio de Janeiro disponibilizará mais de 600 pontos de vacinação, incluindo clínicas da família, centros municipais de saúde, shoppings, praças e escolas. Na praça Afonso Pena, na Tijuca, zona norte da capital, ocorrerá uma programação especial, com atividades para todas as idades, incluindo crianças. A lista completa dos locais está disponível no site da Secretaria Municipal de Saúde.
O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, destacou a importância da vacinação antes do pico da doença nos meses de julho e agosto, durante o inverno. Ele ressaltou que a vacina é segura e que a disponibilização de muitos pontos de vacinação em toda a cidade visa facilitar o acesso da população.
A vacina da gripe, desenvolvida pelo Instituto Butantan, protege contra três sorotipos da doença: H1N1 Victoria, H3N2 Tailândia e B Áustria, conforme informado pela Secretaria Municipal de Saúde. A imunização é fundamental para prevenir complicações, internações e mortes relacionadas à influenza.
Todas as pessoas a partir de seis meses de idade podem se vacinar, sendo necessário apresentar documento de identificação e, se possível, a caderneta de vacinação. Durante o Dia D, também será possível atualizar a caderneta de vacinação das crianças, caso haja alguma vacina atrasada, nos pontos fixos das unidades de Atenção Primária e no Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, e no Super Centro Carioca de Vacinação unidade Campo Grande.