O Ministério da Defesa iraniano emitiu um aviso neste sábado (13), alertando qualquer país que permita o uso de seu espaço aéreo ou território por Israel para ataques contra o Irã enfrentará uma “resposta decisiva”.
O Ministério da Defesa iraniano emitiu um aviso neste sábado (13), alertando qualquer país que permita o uso de seu espaço aéreo ou território por Israel para ataques contra o Irã enfrentará uma “resposta decisiva”. Esta declaração surge logo após o início de uma ação maciça com drones. O aviso foi divulgado pela agência de notícias oficial IRNA.
AGORA
Sirenes soam em Tel Aviv. pic.twitter.com/4gw5kpVEnt— Gazeta Brasil (@SigaGazetaBR) April 13, 2024
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, antecipou uma resposta das Forças Armadas israelenses ao ataque, ainda a ser concretizado, do Irã.
O grupo terrorista Hezbollah reivindicou o disparo de dezenas de foguetes do Líbano contra uma base militar israelense nas Colinas de Golã há pouco tempo. O ataque disparou sirenes na comunidade de Snir, no norte do país. As Forças de Defesa de Israel (IDF) afirmam que não há relatos de danos ou feridos, pois os foguetes atingiram áreas abertas.
Enquanto mais de 100 drones iranianos se dirigem para Israel, o major-general Rafi Milo, chefe do Comando da Frente Interna das FDI, emitiu uma declaração em vídeo enfatizando que os civis devem continuar a seguir as diretrizes. Ele destacou que o país está em guerra em várias frentes há mais de seis meses e que estão preparados tanto na defesa quanto no ataque.
"A partir de amanhã, em todo o país, não haverá atividade educativa. Além disso, são proibidas reuniões de mais de 1.000 pessoas. Você é obrigado a continuar a aderir vigilantemente às diretrizes, elas podem mudar com base na avaliação situacional”, afirmou Milo.
Reino Unido e França Repudiam Ataque Iraniano
Os governos do Reino Unido e da França manifestaram sua condenação ao ataque com drones lançado pelo Irã contra o território israelense. O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, condenou o ataque “nos termos mais contundentes”, destacando que o Reino Unido seguirá apoiando a segurança de Israel e de seus parceiros regionais.
O ministro francês de Assuntos Exteriores, Stéphane Sejourné, também condenou o ataque com veemência, afirmando que o Irã está assumindo o risco de uma escalada militar com essa ação.