Neste domingo (14), o Ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amirabdollahian, declarou que o país do Oriente Médio comunicou seus vizinhos três dias antes do ataque contra Israel.
Neste domingo (14), o Ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amirabdollahian, declarou que o país do Oriente Médio comunicou seus vizinhos três dias antes do ataque contra Israel. Ele afirmou: ‘Setenta e duas horas antes da operação, notificamos nossos queridos vizinhos e os países da região de que a resposta da República Islâmica do Irã, na forma de defesa legítima, é definitiva e inegável’.
Amirabdollahian também enfatizou que o Irã não tem como alvo os americanos nem suas bases na região e que o país não apoia a escalada de tensões na área.
“Anunciamos à Casa Branca em uma mensagem esta manhã que nossas operações serão limitadas e mínimas, com o objetivo de defesa legítima e punição do regime israelense”, afirmou.
A ofensiva iraniana é uma resposta ao ataque israelense contra a embaixada do Irã na Síria. Israel e Irã, rivais históricos, estão envolvidos em um conflito sangrento cuja intensidade flutua conforme o cenário geopolítico.
Teerã é contrário à existência de Israel, enquanto este último acusa o Irã de financiar grupos terroristas por motivos antissemitas. A situação se agravou com os recentes acontecimentos na guerra em Gaza.