Neste mês de abril, o grupo invasor MST já registrou 21 invasões de terras, totalizando 22 invasões em 2024. Exceto por uma, todas ocorreram durante este mês, sendo a exceção em fevereiro, no Ceará (CE). Os dados foram fornecidos pelo MST e atualizados hoje, segunda-feira, 15 de abril.
As ocupações até o momento foram distribuídas por 10 estados: Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo e Sergipe.
A mais recente ocupação ocorreu no domingo (14) em uma área de pesquisa da Embrapa Semiárido, em Petrolina, Pernambuco. Outras áreas ocupadas incluem propriedades da Codevasf utilizadas pela Embrapa, além de uma área na Zona da Mata do Estado, remanescente da Usina Maravilha, que está em processo de desapropriação.
Essas ações criminosoas fazem parte da Jornada Nacional de Luta em Defesa da Reforma Agrária, conhecida como “Abril Vermelho”, em repúdio ao massacre de Eldorado dos Carajás, ocorrido no Pará em 1996, conforme relatado pelo MST.
GAZETA BRASIL