Política Últimas Notícias

Nova espécie de dinossauro descoberta na Bahia recebe nome em homenagem a Tieta do Agreste

Por Comando da Notícia

19/04/2024 às 08:59:28 - Atualizado há
Foto: Gazeta Brasil

Uma nova espécie de dinossauro foi identificada por cientistas em um estudo coordenado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), revelando também os primeiros registros de ossos de dinossauros descobertos na América do Sul. O achado fornece informações relevantes sobre a fauna pré-histórica da região.

O dinossauro foi nomeado como Tietasaura derbyiana, em referência ao romance “Tieta do Agreste” de Jorge Amado, e ao geólogo Orville A. Derby, pioneiro da paleontologia brasileira. A pesquisa, liderada pelas paleontólogas Kamila Bandeira e Valéria Gallo do Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes (Ibrag) da Uerj, analisou fósseis coletados entre 1859 e 1906 na Bacia do Recôncavo, localizada no Nordeste do Brasil, que foram redescobertos recentemente no Museu de História Natural de Londres.

Durante a análise, a equipe identificou a nova espécie como pertencente ao grupo dos ornitísquios, uma ordem de dinossauros herbívoros caracterizados pelo focinho em forma de bico e pela estrutura pélvica semelhante à das aves. Os resultados da pesquisa foram publicados neste mês de abril no periódico científico Historical Biology, contribuindo para uma melhor compreensão da evolução e diversificação dos animais, além de ressaltar a importância da preservação de coleções históricas para o progresso da ciência.

Fonte: GAZETA BRASIL
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Comando Geral BG

© 2024 Comando Geral BG - Todos os direitos reservados.