Exposição é organizada pelo Núcleo de Produção Digital da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Araguaia, e pelo Museu de História Natural do Araguaia
No mês dedicado aos Povos Indígenas, a Câmara Municipal de Barra do Garças recebe a Exposição Fotográfica "Outros Olhares", organizada pelo Núcleo de Produção Digital da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Araguaia, e pelo Museu de História Natural do Araguaia.
A exposição apresenta uma visão única da cultura do Povo Xavante, residente na Terra Indígena São Marcos, situada no município de Barra do Garças, através das lentes do fotógrafo Pio Tsimhoropupu Butsé, líder da aldeia Namunkurá. A exposição estará em exibição até o dia 08 de maio no hall de entrada da Câmara Municipal.
O presidente da Casa Legislativa, vereador Zé Gota (MDB), ressalta a importância da instituição em oferecer espaços de aprendizado. "É fundamental destacar o papel da Câmara Municipal como um órgão que proporciona diversas oportunidades de conhecimento à população. Aqui, além da Escola do Legislativo que irá oferecer variados cursos profissionalizantes, buscamos também, através desta exposição fotográfica, promover o entendimento sobre os povos indígenas de nossa região, pontuou.
O Núcleo de Produção Digital (NPD) da UFMT é um projeto de extensão da UFMT Araguaia, comprometido com diversas ações em colaboração com o povo Xavante.
Para o Professor Gilson Costa, coordenador do NPD, a parceria com a Câmara Municipal é essencial para disseminar o conhecimento sobre os povos indígenas entre a população. "Buscamos ocupar espaços que possam dar visibilidade à cultura do Povo Xavante. É necessário um diálogo constante com a comunidade não indígena para promover o conhecimento sobre os povos originários".
O Museu de História Natural do Araguaia busca oferecer um espaço público para a divulgação da ciência de forma divertida e cativante, promovendo a democratização do conhecimento científico na região do Araguaia. Segundo o Professor Deyvison Costa, coordenador do museu, o objetivo é contribuir com essa parceria, permitindo que um aspecto da cultura Xavante circule e seja visível.
A exibição também está disponível para que os professores agendem visitas dos alunos à Câmara Municipal, a fim de conhecer a cultura do povo Xavante.