O mundo do boxe está de luto com a morte de Ardi Ndembo, que estava internado em um hospital em Miami há três semanas após sofrer um brutal nocaute contra Mario Santana durante um evento da Team Combat League que enfrentava os times Las Vegas Hustle e Miami Assassins.
Ndembo, de 27 anos, natural de Brazzaville (República do Congo) mas residente na África do Sul, estava nos Estados Unidos há alguns meses. Em 5 de abril, ele subiu ao ringue para enfrentar o cubano “Toro” Santana, como parte da equipe de Las Vegas. No entanto, o combate durou menos de um minuto: o africano caiu na lona e não se levantou mais.
Santana, que durante a luta fazia seu próprio show para a plateia, acertou vários golpes no rosto de seu oponente, sendo um impacto com o punho esquerdo o que enviou Ndembo ao chão. Uma vez caído, as autoridades de saúde levantaram suas pernas e o colocaram de lado, até que a transmissão parou de mostrar o que estava acontecendo.
Inicialmente, Ndembo foi levado às pressas para o Jackson Memorial Hospital “em condições muito ruins”. Lá, ele foi submetido a uma cirurgia de emergência para aliviar a pressão no cérebro e posteriormente colocado em coma induzido. Após mais de 20 dias internado, foi informado que Ndembo havia falecido.
A tragédia gerou comoção entre os membros da comunidade de boxe, com muitos expressando suas condolências e apoio à família enlutada.
Ndembo tinha um histórico de oito lutas como profissional, todas elas com vitórias, sendo sete delas por nocaute. O evento Team Combat League é conhecido por seu formato único de liga de boxe baseado em times, onde cada luta é dividida em 24 rodadas de três minutos. No confronto em questão, Miami Assassins venceu Las Vegas Hustle por 229-200.
NEW: 27-year-old heavyweight boxer Ardi Ndembo has died after getting knocked out during a fight in Miami.
Tragic.
The father of two was knocked unconscious for several minutes in the ring during a Team Combat League fight earlier in the month.
Ndembo was rushed to theÂ… pic.twitter.com/Uegm4GVfFW
— Collin Rugg (@CollinRugg) April 27, 2024
GAZETA BRASIL