Um padre católico da Pensilvânia é acusado de desviar mais de R$ 200 mil da igreja para jogar Candy Crush e caça-níqueis virtuais, segundo as autoridades.
Um padre católico da Pensilvânia é acusado de desviar mais de R$ 200 mil da igreja para jogar Candy Crush e caça-níqueis virtuais, segundo as autoridades.
A polícia estadual da Pensilvânia informou que Lawrence Kozak gastou o dinheiro supostamente roubado em jogos como “Wizard of Oz” slots, Candy Crush Saga, Cash Frenzy, Mario Kart Tour e Pokémon Go, conforme reportou a WHYY.
A polícia afirma que foram identificadas mais de 2.000 transações marcadas como “jogos” entre setembro de 2019 e junho de 2022. Kozak teria dito às autoridades que não estava jogando, mas sim “ganhando poderes”, de acordo com a CBS News.
As autoridades também disseram que o cartão de crédito foi usado para comprar presentes para sua afilhada, como um tablet Fire da Amazon e um kit de química.
A Arquidiocese emitiu a seguinte declaração em resposta a este incidente:
“O Padre Lawrence Kozak foi colocado em licença administrativa pela Arquidiocese em novembro de 2022. Sua licença administrativa ocorreu após uma revisão da atividade financeira da Paróquia de São Tomás Moro pelo Escritório Arquidiocesano de Serviços e Apoio Paroquial. Essa revisão resultou em questionamentos sobre certos gastos e níveis de despesas utilizando fundos da paróquia. A Arquidiocese então encaminhou o caso para as autoridades policiais.”
Kozak foi formalmente preso em 25 de abril e acusado de roubo, apropriação indébita de fundos e acesso a dispositivo não autorizado.
O Padre Kozak permanece em licença administrativa.