A Turquia interrompeu todas as exportações e importações de e para Israel a partir de quinta-feira (02).
A Turquia interrompeu todas as exportações e importações de e para Israel a partir de quinta-feira (02). A informação é da Bloomberg News, com base em autoridades turcas ligadas com o assunto. A decisão aconteceu por causa da guerra de Israel contra o grupo terrorista Hamas em Gaza.
A presidência da Turquia e os ministérios das Relações Exteriores e do Comércio não estavam imediatamente disponíveis para comentar.
Os portos turcos já estão impedindo a exportação de mercadorias para os portos de Haifa e Ashdod, enquanto as mercadorias israelenses que chegam à Turquia não estão sendo descarregadas, de acordo com fontes familiarizadas com o assunto que conversaram com o diário financeiro Globes.
Os dois países tiveram um volume comercial de 6,8 mil milhões de dólares no ano passado.
Depois que os relatórios surgiram, o ministro das Relações Exteriores israelense, Israel Katz, acusou o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, de "quebrar acordos ao bloquear portos para importações e exportações israelenses".
"É assim que um ditador se comporta, desconsiderando os interesses do povo e dos empresários turcos e ignorando os acordos comerciais internacionais", escreveu Katz no X.