Polícia LA CATEDRAL

Pré-candidato a prefeito é alvo de operação contra esquema de facilitação de fuga de detento

Por OLHAR DIRETO

08/05/2024 às 14:45:15 - Atualizado há


Olhar Direto teve acesso à decisão judicial que autorizou a "Operação La Catedral", que foi deflagrada na terça-feira (7) para cumprir 132 ordens judiciais, entre prisões preventivas, buscas e apreensões, bloqueios de contas bancárias, além de sequestro de bens móveis e imóveis dos investigados. A investigação apura crimes de corrupção passiva, corrupção ativa, lavagem de capitais e facilitação de saída de pessoa presa para atividades ilegais. Dentre os alvos está Magnun Vinnicios, pré-candidato a prefeito da cidade de General Carneiro (455 km de Cuiabá), que sofreu apenas busca e apreensão.
Foram alvos da ação policial: Janderson dos Santos Lopes, Valdeir Zeliz dos Santos – diretor da Cadeia Pública de Primavera do Leste (240 km de Cuiabá) - Josué Pereira Santana, Thais Emilia Siqueira Silva, Marconi Cesar Magalhaes, Alessandro Rodrigues Soares, Damilles Kaely Lima Meira, Gutemberg dos Santos Mesquita, Valdir da Silva Araújo, Adriano da Silva Negreiros, Edimara Farias Neves, Fabio Belfort Costa Filho, José Inácio da Silva, Tiago Candido do Amaral, João Francisco da Silva Santos, Marcio Ferreira Sojo, Jeová Viera de Aguiar, Nathan Gabriel Oliveira dos Santos, Magnun Vinnicios Rodrigues Alves de Araújo – pré-candidato a prefeito - Denilvaldo Gomes de Arruda e José Castro Neto.

Todos eles foram alvo de mandados de busca e apreensão. Além deles, também foram cumpridas ordens no interior da Cadeia Pública de Primavera do Leste, abrangendo a sala do diretor, Valdeir Zeliz e no interior de todas as celas da unidade prisional.

Por sua vez, Janderson Lopes, Thais Emilia, José Inácio da Silva, Nathan Gabriel Oliveira, Gutemberg dos Santos e Márcio Sojo foram presos.

A investigação, de quase um ano, reuniu diversas informações produzidas a partir de relatórios financeiros e investigativos e identificou atividades ilegais envolvendo pessoas presas e o diretor da cadeia pública de Primavera do Leste.

A Polícia Civil apurou a existência de uma associação criminosa que se formou para comprar facilidades e movimentar dinheiro obtido ilegalmente e promover a lavagem de capitais por meio de empresas de construções e, ainda, ofertar vantagens ilícitas a servidores públicos.

Para legitimar os valores recebidos, os investigados utilizaram terceiros e de pessoas jurídicas para movimentar os valores ilícitos. Houve ainda a aquisição de veículos e imóveis para dar aparência de legalidade ao dinheiro.

Pré-candidato

Ex-presidente da Câmara Municipal de General Carneiro, Magnun Vinnicios, foi preso, em dezembro de 2022, por furto de gado. Ele, que é monitorado por tornozeleira eletrônica, anunciou recentemente a sua pré-candidatura à prefeitura.

Fonte: Olhar Direto
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Comando Geral BG

© 2024 Comando Geral BG - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Comando Geral BG
Acompanhantes de Goi?nia