Uma equipe de pesquisadores universitários na Holanda afirma ter desenvolvido uma plataforma de inteligência artificial (IA) capaz de reconhecer sarcasmo, de acordo com um novo relatório.
O jornal The Guardian informou na quinta-feira que a pesquisa foi apresentada em uma reunião da Sociedade Acústica da América e da Associação Acústica do Canadá em Ottawa, Canadá, na quinta-feira. No evento, o estudante de doutorado Xiyuan Gao disse que a equipe de pesquisa usou clipes de vídeo e outros conteúdos de texto e áudio de sitcoms americanas como “Friends” e “The Big Bang Theory” para treinar uma rede neural.
O trabalho aproveitou um banco de dados chamado Multimodal Sarcasm Detection Dataset (MUStARD), que outra equipe de pesquisa dos EUA e de Cingapura havia anotado com rótulos sobre se o sarcasmo estava presente em determinado conteúdo como parte de um esforço para construir seu próprio detector de sarcasmo.
Após treinar seu modelo de IA com os dados, os pesquisadores disseram que conseguem detectar sarcasmo em trocas que não foram rotuladas pelos pesquisadores quase 75% das vezes. Eles acrescentaram que trabalhos subsequentes no laboratório usando dados sintéticos melhoraram ainda mais esse nível de precisão, embora essas descobertas de pesquisa ainda não tenham sido publicadas, escreveu o The Guardian.
Entre os conteúdos de programas de TV no banco de dados usados para treinar o modelo de IA sobre sarcasmo estavam uma cena de “The Big Bang Theory” em que Sheldon observa seu amigo e colega de quarto Leonard tentando sem sucesso escapar de um quarto trancado, bem como uma cena de “Friends” que mostra Chandler, Joey, Ross e Rachel montando móveis sem entusiasmo.
“Somos capazes de reconhecer sarcasmo de forma confiável, e estamos ansiosos para expandir isso”, disse Matt Coler, pesquisador do laboratório de tecnologia da fala da Universidade de Groningen, ao jornal. “Queremos ver até onde podemos levar isso.”
Shekhar Nayak, outro membro do projeto de pesquisa, disse que os métodos e descobertas da equipe poderiam ajudar os assistentes de IA a interagir mais facilmente com os falantes humanos ao detectar negatividade ou hostilidade na voz do interlocutor.
Gao observou que incorporar pistas visuais nos dados de treinamento da ferramenta de IA poderia torná-la ainda mais capaz de detectar sarcasmo transmitido por expressões faciais como sobrancelhas arqueadas ou sorrisos irônicos.
O interesse na detecção de sarcasmo impulsionada por IA mostrado pela equipe de pesquisa da Universidade de Groningen e pelos pesquisadores que compilaram o banco de dados de conteúdo MUStARD anotado com sarcasmo segue uma linha de pesquisa semelhante realizada pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos nos últimos anos.
A Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa (DARPA) do Pentágono e pesquisadores da Universidade da Flórida Central usaram o programa SocialSim da DARPA para desenvolver um modelo de IA capaz de classificar se um texto, como um post em redes sociais ou mensagem de texto, contém sarcasmo.
“A equipe demonstrou a eficácia de sua abordagem alcançando resultados de ponta em vários conjuntos de dados de plataformas de redes sociais e mídia online”, escreveu a DARPA em 2021. “O modelo foi capaz de prever sarcasmo com sucesso, alcançando uma pontuação de detecção de sarcasmo quase perfeita em um importante conjunto de dados de referência do Twitter, bem como resultados de ponta em outros quatro conjuntos de dados significativos.”
“Detectar sarcasmo com precisão em texto é apenas uma pequena parte do desenvolvimento dessas capacidades de simulação devido às técnicas linguísticas extremamente complexas e variadas usadas na comunicação humana. No entanto, saber quando o sarcasmo está sendo usado é valioso para ensinar modelos sobre como é a comunicação humana e, subsequentemente, simular o curso futuro do conteúdo online”, acrescentou.
GAZETA BRASIL