O júri do julgamento do ex-presidente Donald Trump em Nova York (EUA) o considerou culpado na tarde desta quinta-feira (30) em todas as acusações, tornando-o o 1º ex-presidente na história dos Estados Unidos (EUA) a ser condenado por um crime. Eles o consideraram culpado em todas as 34 acusações que enfrentou.
O júri de 12 nova-iorquinos concluiu que Trump violou a lei ao falsificar registos comerciais para encobrir um pagamento de 130 mil dólares à estrela de cinema pornô Stormy Daniels antes das eleições de 2016.
O veredicto foi proferido no tribunal de Manhattan, onde Trump está sendo julgado nas últimas 6 semanas. O candidato republicano à presidência é agora também considerado condenado.
O júri apoiou os promotores que disseram que Trump autorizou o plano de falsificar cheques e registros relacionados, em um esforço para evitar que os eleitores soubessem de um suposto encontro sexual com Daniels.
Os promotores de Manhattan disseram que a conspiração durou sua campanha de 2016 e continuou até seu primeiro ano na Casa Branca.
Trump negou ter feito sexo com Stormy Daniels e se declarou inocente em todo o processo do caso.
A pena de Trump ainda será determinada pelo juiz Juan Merchan e vai ser divulgada no dia 11 de julho.
“Este foi um julgamento fraudado por um juiz em conflito que é corruptoÂ… O verdadeiro veredicto será em 5 de novembro”, afirmou o ex-presidente ao sair do tribunal.
GAZETA BRASIL