Três bandidos armados – ainda não identificados – invadiram a fazenda do pré-candidato à Prefeitura de Boa Esperança do Norte (420 km de Cuiabá) Demétrio Cavlak Garcia (DC) e fizeram os familiares dele reféns, na tarde de quinta-feira (13). Os criminosos levaram armas, dinheiro em espécie, além de ter raptado o filho do pré-candidato. A vítima já foi localizada.
- FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui) À reportagem, Demétrio explicou que estava em Cuiabá no momento do crime. Ele contou que os ladrões chegaram a pé e invadiram a propriedade. Além da família do pré-candidato, havia outras duas famílias.
"Os criminosos levaram o meu filho e largaram ele a 7 km da sede. Eles levaram algumas armas e dinheiro a gente nunca foi de guardar dinheiro em casa, muito pouco dinheiro levado, perfume e celular", disse o pré-candidato à reportagem.
Conforme a Polícia Militar, os ladrões chegaram a pé ao local, renderam o caseiro e invadiram a propriedade. Na sequência, eles se dirigiram ao cofre da vítima e roubaram armas que a família do pré-candidato guardava.
De acordo com Demétrio, devido ao desespero, os familiares não conseguiram identificar o tipo de arma que estavam com os bandidos.
Ele não descartou que o crime possa ter motivação política. "Eu acredito que a polícia não vá descartar nada neste primeiro momento", completou.
Emancipação
Por 8 votos a 3, o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou a emancipação de Boa Esperança do Norte, em Mato Grosso, que passou a ter 142 municípios. O julgamento ocorreu no plenário virtual da Corte entre 29 de setembro e 6 de outubro.
Com a decisão, Nova Ubiratã, a 476 quilômetros de Cuiabá, perde 360 mil hectares de seu atual território, o que corresponderá a 80% do novo município. Outros 20% serão compostos por uma área que atualmente pertence a Sorriso (420 km de Cuiabá).
Após a criação, o município, passa por uma verdadeira explosão quanto ao nascimento de partidos políticos. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) registrou a formalização de seis comissões provisórias entre dezembro de 2023 e março de 2024.