O Ministério de Portos e Aeroportos anunciou nesta sexta-feira (21) que o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, será parcialmente reaberto na primeira quinzena de julho.
O Ministério de Portos e Aeroportos anunciou nesta sexta-feira (21) que o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, será parcialmente reaberto na primeira quinzena de julho. A decisão ocorre após a total suspensão dos serviços devido às inundações causadas pelas fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul em maio.
Inicialmente, será reaberto um dos terminais menos afetados pelas águas, com o reinício das operações de check-in. Os passageiros serão transportados de ônibus até a Base Aérea de Canoas, na região metropolitana, de onde os voos comerciais serão retomados. Está previsto um aumento no número de decolagens diárias, passando de cinco para sete nos próximos dias.
Em meio a esse cenário, Porto Alegre está novamente em alerta devido à possibilidade de novos alagamentos, após um período de intensas chuvas entre terça (19) e quarta-feira (20). Em Cachoeirinha, na região metropolitana, bairros estão em alerta devido ao aumento do nível do rio Gravataí. A prefeitura recomendou que os moradores elevem móveis pelo menos um metro do chão e estejam preparados para deixar suas casas, já que as bombas de drenagem estão inoperantes.
Em Eldorado do Sul, o Rio Jacuí também registrou aumento do nível da água, lembrando que a cidade foi amplamente afetada pelas chuvas de maio e ainda está em processo de recuperação.