Neste ano, a programação será em Barra do Garças, São Félix do Araguaia e Cocalinho.
A Temporada de Praia 2024 no Vale do Araguaia começa neste final semana em Barra do Garças. Em Cocalinho e São Félix do Araguaia, o evento deve começar no meio do mês de julho. A temporada costuma durar todo o mês de julho e esse ano vai até agosto. A expectiva é que o evento atraia pelo menos 90 mil pessoas para a região.
Em Barra do Garças (a 516 km de Cuiabá), a programação, que inclui tanto artistas nacionais quanto atrações regionais, começa neste sábado (29), com show nacional de Thiago Brava. A Praia do Bosque é aberta e as atrações são gratuitas. As próximas atrações são: Pedrinha Moraes (30 de junho), Júnior Marques (7 de julho), Dj El Loko (13 de julho), Zé Ricardo e Tiago (14 de julho), Dj Teco (20 de julho), Dj Jiraya Uai (21 de julho), Matheuzinho "Só Sucessinho" (27 de julho), Israel Novaes (28 de julho) e Mário e Tizil (4 de agosto).
O evento terá várias atrações regionais, proporcionando um espaço para que talentos locais mostrem seu trabalho e entretenham o público. Neste ano, a realização da temporada é possível por meio de um convênio celebrado entre a Prefeitura de Barra do Garças e o Governo de Mato Grosso, mediante a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). O evento havia ficado sem acontecer durante 10 anos em Barra do Garças e foi retomado ano passado, atraindo cerca de 40 mil turistas durante toda a temporada na região. Nesse ano, a expectativa, segundo a prefeitura, é que o evento atraia pelo menos 50 mil pessoas.
"A praia do Bosque sempre foi um ponto de encontro e diversão para os moradores de Barra do Garças. Retomar suas atividades e trazer artistas de renome é uma forma de celebrar nossa cultura e oferecer entretenimento de qualidade para todos," afirmou o prefeito Adilson Gonçalves (União).
Como não haverá programação em Pontal do Araguaia neste ano, os shows em Barra vão acabar absorvendo o público da Praia das Araras. Segundo o Município, o evento também acaba atraindo público de Aragarças (GO). O evento deve receber também turistas para visita às cachoreiras, fazendas e Parque Águas Quentes. Atualmente, Barra do Garças tem 4.500 leitos e a expectativa é que nos finais de semana de julho a rede hoteleira tenha 100% de ocupação.
Em Cocalinho, a Temporada de Praia começa no dia 12 de julho. A Prefeitura de Cocalinho programou vários shows e outras atividades para esse período. Os shows confirmados são: Aurelina Dourado (12 de julho), Negão Chandon (13 de julho), Eduardo Melo e Brenno Paixão (14 de julho), Paulo e Nathan e Vinícius Cavalcante (19 de julho), Mayk e Rodrigo (20 de julho), Guilherme Silva e DJ Jiraya (21 de julho), Banda Djavú (26 de julho), Forró TOP 10 (27 de julho) e Murilo Huff (28 de julho).
Além das festividades musicais, a temporada de pesca esportiva também começou desde de 1º de março deste ano no Rio Araguaia, um dos destinos mais populares para a prática de pesque e solte. A realização é um convênio entre Governo de Mato Grosso, Prefeitura e Câmara Municipal de Cocalinho.
"A expectativa é alta, e esperamos que os turistas possam desfrutar das belezas naturais e da hospitalidade de Cocalinho, contribuindo assim para a economia local e promovendo a conscientização ambiental", disse o prefeito de Cocalinho, o Baco (PSB). No ano passado, a temporada atraiu 37 mil pessoas ao município e a expectativa é que esse ano supere os 40 mil.
Em São Félix do Araguaia, a temporada também irá começar no dia 12 de julho, com show da dupla nacional Munhoz e Mariano, na Prainha do Morro. Os show confirmados são: Lucas Reis & Thacio (13), Os Originais (14), Diego & Arnaldo (18), Dj Jiraya Uai (19) e Dj Vovô James e John Amplificado (20), que promete aumentar a temperatura do público em uma grande apresentação.
A realização é um convênio entre Governo de Mato Grosso, Associação Mato-grossense de Cultura (AMC), Prefeitura e Câmara Municipal de São Félix do Araguaia. Estão programadas atividades culturais e esportivas e a praia contará com barracas, banheiros químicos e tendas para atendimento de saúde, informações e segurança.