Política CADEIRAS

MT contará com mais 3 deputados estaduais e 1 federal a partir de 2027

A mudança se deve a divulgação do √ļltimo Censo do IBGE, que demonstrou aumento da população de MT.

Por Comando da Notícia

08/07/2024 às 14:17:58 - Atualizado h√°

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) dever√° contar com mais tr√™s deputados estaduais na próxima legislatura, que começa em 2027, passando de 24 para 27 cadeiras. O aumento também ocorre na bancada mato-grossense na Câmara dos Deputados, que passar√° de 8 para 9 deputados federais.

A mudança se deve a divulgação do último Censo do IBGE, que demonstrou aumento da população em 20,55% quando comparado ao levantamento anterior, realizado em 2010. Conforme a pesquisa, atualmente são mais de 3,6 milhões habitantes em território mato-grossense, o que legitima a decisão.

O deputado estadual Júlio Campos (União Brasil) explicou que, ao contr√°rio da Câmara de Cuiab√°, onde houve votação para aprovar o aumento de cadeiras, na Assembleia e no Congresso o aumento é autom√°tico a partir da comprovação de aumento populacional.

"É autom√°tico. Alguns estados perderão vagas e outros estados vão ganhar. Na próxima legislatura serão 9 deputados federais e 27 deputados estaduais", explicou Júlio Campos à imprensa.

No entanto, Congresso Nacional tem até 30 de junho de 2025 para aprovar legislação atualizando o número de parlamentares. Assim, a regra passa a valer na eleição de 2026.

Aumento no Legislativo Municipal

Em setembro do ano passado, por 20 votos a 2, a Câmara de Cuiab√° aprovou, em primeira votação, o Projeto de Lei que aumenta de 25 para 27 o número de vagas no Legislativo da Capital para as eleições de 2024.

A discussão sobre o aumento de cadeiras passou a ser feita após o último Censo do IBGE, que demonstrou um aumento da população na Capital, hoje com 650.912 habitantes. Apenas os vereadores Dr. Luiz Fernando (União Brasil) e Adevair Cabral (Solidariedade) votaram contra.

Fonte: REDE DA NOT√ćCIA
Comunicar erro

Coment√°rios Comunicar erro

Comando Geral BG

© 2024 Comando Geral BG - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Comando Geral BG
Acompanhantes de Goi?nia