O presidente Biden afirmou neste domingo (14) que “uma tentativa de assassinato é contrária a tudo o que defendemos como nação”, após o ex-presidente Trump sobreviver por pouco a um atentado durante seu comício, prometendo garantir que o Serviço Secreto dos EUA forneça “todos os recursos, capacidades e medidas de proteção necessárias para assegurar sua segurança contínua”.
O presidente Biden afirmou neste domingo (14) que “uma tentativa de assassinato é contrária a tudo o que defendemos como nação”, após o ex-presidente Trump sobreviver por pouco a um atentado durante seu comício, prometendo garantir que o Serviço Secreto dos EUA forneça “todos os recursos, capacidades e medidas de proteção necessárias para assegurar sua segurança contínua”.
Biden falou da Sala Roosevelt na Casa Branca. Ele deve fazer um pronunciamento à nação neste domingo à noite do Salão Oval.
“Ontem à noite, conversei com Donald Trump. Estou sinceramente grato por ele estar se recuperando bem. Tivemos uma conversa breve, mas boa. Jill e eu estamos mantendo ele e sua família em nossas orações”, disse Biden. “Também estendemos nossas mais profundas condolências à família da vítima fatal. Ele era um pai. Estava protegendo sua família dos tiros que estavam sendo disparados. Ele perdeu sua vida. Deus o abençoe.”
Ele acrescentou: “Também estamos rezando pela plena recuperação daqueles que ficaram feridos. E somos gratos aos agentes do Serviço Secreto e outras agências de segurança e indivíduos que arriscaram suas vidas literalmente por nossa nação.”
Durante seu comício em Butler, Pensilvânia, no sábado, o ex-presidente Trump foi baleado quando vários tiros foram disparados em direção ao palco de uma posição elevada fora do local do comício. A bala perfurou a parte superior de sua orelha direita. O ex-presidente foi retirado às pressas do palco pelo Serviço Secreto.
O autor do atentado foi identificado como Thomas Matthew Crooks, de 20 anos. Um espectador foi morto — Corey Comperatore, ex-chefe de bombeiros de Buffalo Township, PA. Comperatore foi baleado e morto enquanto protegia sua esposa e filhas dos tiros.
Autoridades relatam que outras duas pessoas ficaram gravemente feridas no ataque.
O FBI está investigando o tiroteio como uma tentativa de assassinato.
“Como disse ontem à noite, não há lugar na América para esse tipo de violência, ou qualquer violência, aliás. Uma tentativa de assassinato é contrária a tudo o que defendemos como nação. Tudo”, disse Biden. “Não é quem somos como nação. Não é a América. E não podemos permitir que isso aconteça.”
Biden afirmou que “a união é o objetivo mais difícil de todos, mas nada é mais importante do que isso agora”.
“A união envolverá debate e discordância. Isso não vai mudar, mas não perderemos de vista quem somos como americanos”, disse Biden.
Biden e a vice-presidente Harris foram informados na Sala de Situação pela equipe de Segurança Interna, “incluindo o diretor do FBI, o secretário de Segurança Interna, o procurador-geral, o diretor do Serviço Secreto, meu conselheiro de Segurança Interna, o conselheiro de Segurança Nacional. E vamos continuar sendo informados.”
Biden enfatizou que o FBI está liderando a investigação e disse que ela está “ainda em seus estágios iniciais”.
“Ainda não temos informações sobre o motivo do atirador. Sabemos quem ele é”, disse Biden, acrescentando: “Insto a todos, todos, por favor, não façam suposições sobre seus motivos ou afiliações.”
“Deixe o FBI fazer seu trabalho e suas agências parceiras fazerem seu trabalho. Fui instruído para que esta investigação seja completa e rápida, e os investigadores terão todos os recursos necessários para concluir isso”, disse Biden.
Biden disse que Trump, ex-presidente e candidato do Partido Republicano, “já recebeu um nível aumentado de segurança”.
“E tenho sido consistente em minha orientação ao Serviço Secreto para fornecer a ele todos os recursos, capacidades e medidas de proteção necessárias para garantir sua segurança contínua”, disse Biden.
Biden também disse que “direcionou o chefe do Serviço Secreto a revisar todas as medidas de segurança para a Convenção Nacional Republicana, que está programada para começar amanhã”.
Biden também disse que está “direcionando uma revisão independente da segurança no comício de ontem para avaliar exatamente o que aconteceu, e compartilharemos os resultados dessa revisão independente com o povo americano também.”
O presidente disse que falará mais na noite de domingo.
“Devemos nos unir como uma nação. Devemos nos unir como uma nação para demonstrar quem somos”, disse ele.
O discurso de Biden no domingo veio depois que ele e a vice-presidente Kamala Harris foram informados na Sala de Situação da Casa Branca por autoridades de segurança interna e aplicação da lei.
Biden ligou para o ex-presidente Trump após a tentativa de assassinato de Trump no sábado à noite. A Casa Branca descreveu essa ligação como “boa, curta e respeitosa”.
Biden, na noite de sábado, condenou o tiroteio e chamou a tentativa de assassinato de um ex-presidente e candidato presidencial de “doentio”.
A campanha de Biden anunciou no sábado à noite que pausaria todas as comunicações de saída e retiraria seus anúncios de campanha direcionados a Trump. A campanha estava no meio de uma blitz de anúncios de US $ 50 milhões neste mês, com spots sendo veiculados em todos os estados-chave.