Na manhã desta segunda-feira (22), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que fará bloqueios no orçamento “sempre que precisar” e que traz a responsabilidade fiscal “nas entranhas”.
Na manhã desta segunda-feira (22), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que fará bloqueios no orçamento “sempre que precisar” e que traz a responsabilidade fiscal “nas entranhas”. A fala foi feita em entrevista a agências internacionais, no Palácio da Alvorada.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou o congelamento do Orçamento para 2024, em resposta às dificuldades enfrentadas pelo governo na gestão das contas públicas. Na tarde de hoje, a equipe econômica explicará os motivos por trás da decisão de reduzir R$ 15 bilhões no orçamento.
“Sempre que precisar bloquear nós vamos bloquear”, afirmou o petista, que destacou também que essa não é a 1ª vez que o governo federal faz cortes como esse.
“O mesmo dinheiro que você precisa cortar agora, você pode não precisar cortar daqui a dois meses, depende da arrecadação”, prosseguiu Lula.
O Governo Lula tem enfrentado pressão de diversos setores para revisar seus gastos e equilibrar as contas públicas, com o objetivo de alcançar a meta de déficit zero. No entanto, o presidente tem se manifestado contra qualquer corte que impacte os programas sociais.