Em uma ação conjunta para reforçar a segurança na Esplanada dos Ministérios, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) assinaram nesta terça-feira (23/7) um Acordo de Cooperação Técnica (ACT).
Em uma ação conjunta para reforçar a segurança na Esplanada dos Ministérios, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) assinaram nesta terça-feira (23/7) um Acordo de Cooperação Técnica (ACT). O acordo prevê a cessão de 18 câmeras de alta tecnologia para videomonitoramento da área, além da doação de oito monitores e outros equipamentos à SSP-DF.
As câmeras, que estavam em teste na Agência Brasileira de Inteligência (Abin) nos últimos anos, agora serão utilizadas pelo Governo do Distrito Federal para garantir maior segurança e prevenir crimes na região da Esplanada. O sistema de videomonitoramento contará ainda com roteadores de alta conectividade, integrados ao atual Projeto de Videomonitoramento Urbano do DF.
“Esse acordo é um importante passo para fortalecer a segurança na Esplanada dos Ministérios, um local que simboliza a democracia brasileira”, afirmou o presidente da ABDI, Ricardo Cappelli. “As câmeras de alta tecnologia e os demais equipamentos doados pela ABDI permitirão um monitoramento mais eficiente da área, contribuindo para a prevenção de crimes e para a investigação de eventuais ocorrências”, complementou.
O secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Sandro Avelar, destacou a importância da parceria entre a SSP-DF e a ABDI para a implementação do novo sistema de videomonitoramento. “Essa iniciativa demonstra o compromisso do Governo do Distrito Federal com a segurança pública e com a modernização dos equipamentos utilizados pelas forças de segurança”, disse Avelar.
As imagens capturadas pelas câmeras serão monitoradas pela central da SSP-DF, que terá acesso em tempo real às informações. O objetivo do sistema é prevenir crimes, auxiliar na identificação de suspeitos e facilitar as investigações de ocorrências.