A Receita Federal começa nesta quarta-feira (24), às 10h, a consulta ao terceiro lote de restituições do Imposto de Renda 2024.
A Receita Federal começa nesta quarta-feira (24), às 10h, a consulta ao terceiro lote de restituições do Imposto de Renda 2024. Este lote beneficiará mais de 6,09 milhões de contribuintes, com um valor total de R$ 8,5 bilhões, incluindo restituições de exercícios anteriores. Os pagamentos terão início no dia 31 de julho.
Dentre os contemplados, 54.241 contribuintes do Rio Grande do Sul (RS) foram priorizados devido ao estado de calamidade decretado no estado. O montante destinado aos contribuintes prioritários soma R$ 529,5 milhões.
Como Consultar a Restituição
Para verificar se está incluído neste lote, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal (www.gov.br/receitafederal), clicar em "Meu Imposto de Renda" e depois em "Consultar a Restituição". É necessário preencher o CPF, data de nascimento e o ano de declaração, que é 2024.
Se não estiver entre os contemplados neste terceiro lote, o contribuinte ainda terá a chance de receber a restituição em outras duas rodadas programadas:
Detalhes das Restituições Prioritárias
O lote inclui:
Além das restituições prioritárias, foram incluídas 54.241 restituições para contribuintes do Rio Grande do Sul.
Pagamento e Resgate
Os valores serão creditados na conta bancária informada na declaração de Imposto de Renda, podendo ser recebidos diretamente ou via chave Pix. Os valores estarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Caso o contribuinte não resgate o valor no prazo, deverá solicitar a restituição pelo Portal e-CAC no site da Receita Federal.
Como Consultar o Terceiro Lote
O site da Receita Federal oferece orientações detalhadas e canais de atendimento, permitindo uma consulta simplificada ou completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento disponível no e-CAC. Se houver pendências, o contribuinte pode retificar a declaração para corrigir eventuais erros.
Além disso, a Receita Federal disponibiliza um aplicativo para tablets e smartphones, que permite consultar diretamente as informações sobre a liberação das restituições e a situação cadastral do CPF.