A rede ferroviária de alta velocidade da França foi atingida por uma "série de ataques incendiários coordenados" que causaram grandes interrupções em todo o país, poucas horas antes da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
A rede ferroviária de alta velocidade da França foi atingida por uma "série de ataques incendiários coordenados" que causaram grandes interrupções em todo o país, poucas horas antes da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Segundo o portal especializado Surto Olímpico, o Centro de Imprensa destinado à cobertura da cerimônia também precisou ser evacuado devido a uma ameaça de bomba.
Além disso, o aeroporto francês de Basel-Mulhouse, localizado na fronteira com a Alemanha e a Suíça, foi evacuado na manhã de sexta-feira e permaneceu temporariamente fechado “por razões de segurança”, conforme informado pela administração do aeroporto. Não está claro se há alguma conexão entre a ameaça ao aeroporto e os ataques aos trens.
A ameaça de bomba também levou à evacuação da Gare du Nord, uma das principais estações de trem de Paris, poucos minutos após o fechamento do aeroporto Franco-Suíço devido a preocupações de segurança. Todo o perímetro da estação foi isolado durante o alerta de bomba.
Uma mensagem publicada no site do aeroporto agora indica que ele está aberto e que as atividades estão "retomando gradualmente". Em uma atualização posterior, o portal informou que "os jornalistas já retornaram ao Centro de Imprensa e a recomendação da Polícia é que as pessoas não permaneçam do lado de fora".
Em um dia em que centenas de chefes de Estado e oficiais de governo são esperados na capital francesa para o início dos Jogos — com uma audiência global de mais de 1 bilhão de pessoas prevista para assistir pela TV — as autoridades estão lutando para mitigar os danos causados pelos ataques.
A operadora ferroviária francesa SNCF descreveu os incêndios como "um ataque massivo em grande escala para paralisar" a rede ferroviária, que foi "vítima de vários atos simultâneos e maliciosos durante a noite," incluindo incêndios em estações de trem. Com a expectativa de 800.000 turistas em Paris neste fim de semana, a empresa agora "encoraja (os passageiros) a adiar suas viagens."
A cerimônia de abertura de hoje contará com barcos transportando atletas e dignitários pelo Rio Sena, com espaço para 300.000 espectadores. As autoridades garantiram que os céus nublados sobre Paris não irão atrapalhar os eventos ou diminuir o entusiasmo.
Olá e bem-vindos novamente à nossa cobertura ao vivo da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
É um espetáculo que não vimos em sua totalidade há oito anos e, embora as últimas 24 horas tenham sido desafiadoras na França, o show está pronto para acontecer — de fato, os primeiros espectadores estão sendo autorizados a entrar no local para ocupar seus lugares.
A cerimônia está oficialmente agendada para começar às 19h30 em Paris, o que corresponde às 18h30 BST no Reino Unido e às 13h30 ET ou 10h30 PT nos Estados Unidos.
Não é preciso dizer que temos algumas horas icônicas pela frente e nossa equipe de repórteres e colaboradores no local e acompanhando de locais um pouco mais distantes trará toda a cor e análise que você precisa para apreciar o espetáculo.