A paulista Larissa Pimenta conquistou a segunda medalha do judô brasileiro nas Olimpíadas de Paris 2024, neste domingo. A judoca de São Vicente garantiu o bronze na categoria até 52kg ao vencer a italiana Odette Giuffrida, atual campeã mundial, na disputa pela medalha.
Com apenas 25 anos, Larissa teve a orientação da lendária Sarah Menezes, campeã olímpica nos Jogos Londres 2012 e agora treinadora, que a guiou luta a luta rumo à conquista.
“Sarah foi essencial para a minha vitória hoje. Sua experiência e orientação me deram a confiança que eu precisava”, disse Larissa após a competição.
Larissa teve um percurso desafiador até o pódio. Ela estreou com uma vitória sobre a cabo-verdiana Djamila Silva. Na sequência, derrotou a britânica Chelsie Giles, uma das favoritas, e enfrentou a francesa Amandine Buchard, atual vice-campeã olímpica, onde foi derrotada.
Na repescagem, Larissa enfrentou a alemã Mascha Ballhaus, com quem sempre teve confrontos difíceis, e venceu no golden score. Na disputa pelo bronze, a brasileira superou a campeã mundial Odette Giuffrida também no golden score, por acúmulo de punições.
“Cada luta foi uma batalha. A sensação de conquistar essa medalha é indescritível. Eu trabalhei muito para isso e saber que fiz história para o judô feminino do Brasil é um orgulho imenso”, comemorou Larissa.
Com essa conquista, o judô brasileiro alcança sua 26ª medalha olímpica, sendo uma de prata conquistada também neste domingo por Willian Lima.
GAZETA BRASIL