A ginasta brasileira Rebeca Andrade protagonizou uma apresentação espetacular neste domingo (28) e garantiu vaga na final por equipes da ginástica artística nos Jogos Olímpicos de Paris. A atleta brasileira, que já havia se classificado para a final do individual geral, ficou em segundo lugar na classificação geral, atrás apenas da americana Simone Biles.
O aguardado duelo entre as duas maiores ginastas da atualidade está confirmado. Rebeca somou 57.700 pontos, com destaque para o salto, onde recebeu nota 14.900. Já Simone Biles ficou com 59.566, também com a maior nota no salto (15.800).
Flávia Saraiva garantiu uma vaga no individual geral, enquanto Julia Soares avançou para a final na trave. Além delas, Jade Barbosa e Lorrane Oliveira contribuíram para a classificação do Brasil na final por equipes, com um total de 166.499 pontos.
A participação do Brasil começou no salto, com Lorrane Oliveira, Jade Barbosa e Flávia Saraiva se apresentando uma vez cada, valendo para a classificação da equipe. Rebeca Andrade saltou duas vezes, obteve uma média de 14.683 e garantiu a vaga na final do aparelho com a segunda melhor nota geral.
Nas barras assimétricas, a ordem das apresentações foi a mesma, mas nenhuma ginasta brasileira conseguiu vaga para a final do aparelho.
Na trave, o Brasil conseguiu colocar duas atletas na final. Julia Soares, com uma nota de 13.800, se classificou na oitava posição. Rebeca Andrade teve um desempenho excepcional, recebendo 14.500 dos árbitros e passando com a terceira melhor marca. Jade Barbosa e Flávia Saraiva completaram as apresentações no aparelho.
O Brasil encerrou sua participação no solo com a mesma formação da trave. Julia, Jade e Flávia ajudaram a garantir a vaga na final por equipes, enquanto Rebeca Andrade, com 13.900, a segunda maior nota geral, se garantiu na final do aparelho.
As provas da ginástica artística feminina retornam na terça-feira, dia 30, com a final por equipes.
GAZETA BRASIL