O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a lei que institui o Dia Nacional da Lembrança do Holocausto, a ser celebrado em 16 de abril.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a lei que institui o Dia Nacional da Lembrança do Holocausto, a ser celebrado em 16 de abril. A data, agora oficial no calendário brasileiro, marca a perseguição sistemática e o assassinato de mais de 6 milhões de judeus pelo regime nazista alemão. A lei foi publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (30).
Conforme o Museu Memorial do Holocausto dos Estados Unidos, a perseguição ocorreu entre 1933, ano em que Adolf Hitler e o Partido Nazista chegaram ao poder na Alemanha, e 1945, quando as forças aliadas derrotaram o regime nazista e encerraram a Segunda Guerra Mundial.
O antissemitismo foi uma das principais características do regime de Hitler, que promulgou diversas leis discriminatórias e organizou violência contra os judeus alemães. Embora a perseguição tenha começado muito antes, os campos de concentração são os símbolos mais conhecidos dessas perseguições. De acordo com o Museu, cerca de 2,7 milhões de judeus foram assassinados nos cinco campos de extermínio.
Apesar da derrota do regime nazista, muitos sobreviventes do Holocausto continuaram a enfrentar ameaças e foram forçados a deixar suas casas. Muitos judeus imigraram para outros países, incluindo o Brasil.