Na noite de terça-feira, 30, o surfista Pedro Scooby expôs uma foto do juiz Ben Lowe ao lado do surfista australiano Ethan Ewing, um possível adversário de Gabriel Medina em uma eventual semifinal. Scooby acredita que a imagem sugere um possível favorecimento de Ewing e coloca em dúvida a imparcialidade do julgamento. (Vídeo no final da matéria).
“Essa proximidade entre o juiz e um atleta que pode ser adversário do Medina é inaceitável”, afirmou Scooby. “É como se o juiz do clássico Fla-Flu fosse visto com um dos jogadores antes do jogo. Não dá para confiar na imparcialidade dele.”
Scooby lembrou que Ben Lowe já foi alvo de críticas em Tóquio, quando o surfe estreou nas Olimpíadas. Na ocasião, o brasileiro alegou que o juiz teria dado notas mais altas para os adversários de Medina e prejudicado o desempenho do brasileiro.
“Em Tóquio, a gente já viu como esse juiz atuou. Ele claramente favoreceu outros atletas. Agora, essa foto mostra que a situação pode se repetir em Paris”, disse Scooby.
O surfista convocou o público a ficar de olho nas notas que Ben Lowe atribuirá a Gabriel Medina durante a competição. “É importante que todos estejamos atentos para garantir que a competição seja justa”, afirmou.
GAZETA BRASIL