O Brasil deve aumentar seu consumo de energia elétrica em 4% em 2024, atingindo um total de 78.978 megawatts médios até o final do ano, conforme estimativa do relatório quadrimestral elaborado pela CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica), pelo ONS (Operador Nacional do Sistema) e pela EPE (Empresa de Pesquisa Energética).
O relatório também projeta que o consumo de energia no país crescerá a uma média de 3,4% até 2028, alcançando 89.754 megawatts médios no final desse período.
Para 2024, a região Norte é a que mais deve aumentar o consumo de energia, com uma projeção de crescimento de 7,2% até dezembro.
Embora o mercado do Sudeste e Centro-Oeste apresente o menor crescimento, continuará sendo a área com a maior carga, totalizando 44.536 megawatts médios, o que representa 56,4% de todo o consumo brasileiro de energia.
Na quinta-feira, 1º, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, reuniu-se com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Alvorada, em Brasília, por quase quatro horas.
A pauta do encontro foi o projeto de reestruturação do setor elétrico, que o governo pretende enviar ao Congresso Nacional até setembro. Ainda não está definido se será uma medida provisória (MP) ou um projeto de lei (PL).
GAZETA BRASIL