O Brasil está fora do torneio de vôlei masculino dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Sob o comando de Bernardinho, técnico com um histórico de quatro finais olímpicas, a equipe brasileira foi derrotada pelos Estados Unidos nas quartas de final. O jogo terminou com um placar de 3 sets a 1, com parciais de 26/24, 28/30, 25/19 e 25/19.
"É difícil, né? Muito frustrante. Por mais que a gente soubesse que era difícil todo o percurso, a gente sempre acreditou. Aqui dentro existe uma cobrança muito grande por tudo que foi feito nos últimos 20 anos. A gente sofre com uma derrota como essa, sabendo que lutou, jogou de igual para igual em muitos momentos contra grandes equipes. Mas faltou. Hoje as equipes estão na nossa frente", comentou Bruninho.
O Brasil entrou em quadra com Bruninho, Darlan, Lucão, Flávio, Leal, Lucarelli e Thales (líbero). Desde os primeiros pontos a seleção mostrou que teria uma postura ofensiva, sobretudo no saque, para quebrar a linha de passe dos americanos. Com bom aproveitamento nos contra-ataques, os brasileiros abriram cinco pontos de vantagem (13 a 8), mas os adversários reagiram e empataram a parcial (16 a 16). As duas equipes trocaram pontos, mas os EUA acabaram sendo mais eficientes para fechar o set em 26 a 24.
O confronto contra os americanos foi realizado em uma tarde de altos e baixos para a seleção brasileira. Apesar de um bom início, onde o Brasil liderou o primeiro set por grande parte e chegou a abrir uma vantagem de cinco pontos, a equipe permitiu que os Estados Unidos virassem o jogo e fechassem o set em 26 a 24.
O segundo set foi marcado por uma virada emocionante. Os americanos começaram na frente e o Brasil teve dificuldades em se ajustar. No entanto, a entrada de Alan e Adriano no lugar de Darlan e Lean fez a diferença. Alan fez pontos decisivos e a seleção brasileira conseguiu levar o set com uma vitória apertada de 30 a 28.
Apesar da recuperação no segundo set, o Brasil não conseguiu manter o ritmo. No terceiro set, os americanos retomaram a liderança e, apesar de uma tentativa de reação da equipe de Bernardinho, os Estados Unidos venceram por 25 a 19. O quarto set foi igualmente desafiador, com um início equilibrado, mas o Brasil voltou a cometer erros, especialmente no passe, permitindo que os americanos garantissem a vitória por 25 a 19.
Esta eliminação marca a primeira vez que Bernardinho sai de uma Olimpíada sem conquistar uma medalha. O técnico, que também foi coordenador das seleções adulta e de base, assumiu o comando da equipe brasileira após a saída de Renan Dal Zotto. A ausência de medalhas nesta edição encerra um ciclo de sucesso para Bernardinho, que conquistou dois bronzes com a seleção feminina e um ouro e duas pratas com a masculina.
Os Estados Unidos agora avançam para as semifinais, onde enfrentarão a Polônia na quarta-feira, às 11h. No outro confronto semifinal, Itália e França disputam uma vaga na final, também na quarta-feira, às 15h.
GAZETA BRASIL