Apresentador chegou a atuar no agro na década de 70
Senor Abravanel, mais conhecido como o apresentador por trás de um vasto império midiático, Sílvio Santos acumulou ao longo de sua vida uma fortuna estimada em R$ 1,9 bilhão. Além de seu sucesso na televisão, ele também realizou investimentos estratégicos no setor agropecuário, contribuindo para a construção de sua riqueza. Silvio Santos, um ícone da televisão brasileira, expandiu seu legado muito além dos estúdios e das telas, aventurando-se com sucesso no agronegócio.
Dono de um império midiático e com uma fortuna estimada em R$ 1,9 bilhão, o apresentador, nascido Senor Abravanel, também fez história como empresário no setor rural. Sílvio Santos, o maior apresentador da TV, faleceu ontem (17) na capital paulista, aos 93 anos, devido a complicações após contrair a H1N1.
Nos anos 1970 e 1980, Silvio Santos consolidou a Agropecuária Tamakavy, um empreendimento que compreendia cerca de 95 mil hectares de terras no Mato Grosso, localizadas entre os municípios de Alto Boa Vista e São Félix do Araguaia. A aquisição dessas propriedades teve início em 1972, quando o empresário, sempre estratégico, aproveitou os incentivos fiscais do governo federal para expandir suas operações na pecuária.
Camelô, radialista, comerciante, apresentador e empresário. Maior nome vivo da televisão brasileira, Senor Abravanel, muito mais conhecido como Silvio Santos, faleceu aos seus 93 anos. O menino que nasceu em uma família que nasceu em uma família comum no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, construiu um verdadeiro império ao longo de sete décadas de carreira no rádio e na TV.
A entrada de Silvio Santos no agronegócio começou a ser divulgada em julho de 1972, quando o jornal Correio da Manhã noticiou a compra das fazendas Tamakavy, Tiaipe e Barra Atlântica. O negócio envolveu uma área de 70 mil hectares, adquirida do Grupo Ometto-Almeida Prado, e a partir dessa transação, a propriedade passou a ser conhecida como Baú Agropecuária S.A.
Com o objetivo de diversificar seus investimentos e aproveitar as condições fiscais favoráveis, Silvio Santos manteve a Tamakavy como uma das principais propriedades, chegando a ter 10 mil cabeças de gado distribuídas por suas vastas terras. Essa diversificação foi uma estratégia inteligente que o permitiu consolidar seu nome também no agronegócio, ao mesmo tempo em que sua presença na televisão se fortalecia.
Segundo o livro "A fantástica história de Silvio Santos", o empresário se desfez da Tamakavy na mesma época em que vendeu a Record para a Igreja Universal do Reino de Deus, comandada por Edir Macedo, em 1989. Exatamente naquele ano o apresentador tinha sido anunciado como candidato à Presidência da República, numa aventura derrubada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A Tamakavy, agora com sede em Alto Boa Vista, pertence hoje a um político goiano, Adair Henriques da Silva, ex-prefeito de Bom Jesus (GO). A trajetória de Silvio Santos no agronegócio revela uma faceta menos conhecida do apresentador, mas igualmente notável. Sua capacidade de identificar oportunidades e prosperar em diferentes setores é um testemunho de sua visão empresarial.
Embora tenha se desfeito das fazendas na mesma época em que vendeu a Record para a Igreja Universal do Reino de Deus em 1989, sua influência no setor agropecuário permanece uma parte significativa de sua história de sucesso. Atualmente, as terras que pertenceram a Silvio Santos estão sob o controle de outros empresários, mas a memória de sua incursão no agronegócio ainda é lembrada como um exemplo de como um visionário pode diversificar e expandir seu império para além do esperado.