O CEO do Telegram, Pavel Durov, foi preso na noite de sábado (24) em um aeroporto nos arredores de Paris sob acusações de envolvimento em crimes relacionados ao aplicativo de mensagens, conforme relatado pela mídia francesa.
O CEO do Telegram, Pavel Durov, foi preso na noite de sábado (24) em um aeroporto nos arredores de Paris sob acusações de envolvimento em crimes relacionados ao aplicativo de mensagens, conforme relatado pela mídia francesa.
O bilionário russo de 39 anos foi acusado de não mitigar o uso indevido de sua plataforma para atividades criminosas. Segundo a agência de notícias AFP, a OFMIN da França, responsável pela proteção de menores contra a violência, emitiu um mandado de prisão contra Durov com base em acusações de crime organizado, tráfico de drogas, fraude, cyberbullying e promoção do terrorismo em sua plataforma.
O Telegram, que conta com cerca de 800 milhões de usuários, é popular na Rússia e na Ucrânia. Após a notícia da detenção de Durov, a embaixada da Rússia na França afirmou ter “imediatamente solicitado às autoridades francesas esclarecimentos sobre os motivos e exigido a proteção dos direitos de Durov e o acesso consular”. A mensagem publicada no Telegram informou que os funcionários da embaixada estavam em contato com o advogado de Durov.
Quem é Pavel Durov?
Pavel Durov fundou a rede social VKontakte (VK) em 2006, considerada a versão russa do Facebook. Ele deixou a empresa após uma disputa com os proprietários ligados ao Kremlin sobre a gestão da rede. Durov teria se recusado a cooperar com as autoridades para bloquear a página do líder opositor russo Alexei Navalny na plataforma.
Após sua saída do VK, Durov emigrado da Rússia em 2014. Ele obteve cidadania no arquipélago caribenho de Saint Kitts e Nevis após fazer uma doação de US$ 250.000 para a indústria açucareira local. Durov recebeu a cidadania francesa em agosto de 2021.
Em uma entrevista ao comentarista americano Tucker Carlson neste ano, Durov destacou como prioriza a liberdade — liberdade de expressão, liberdade de reunião e mercado livre — seja em sua decisão de deixar o VK há mais de uma década, ou em sua vida pessoal, onde a liberdade vem em primeiro lugar.
Ele fundou o Telegram em 2013, promovendo-o como uma plataforma não censurada e neutra, acessível a pessoas de todas as origens e opiniões. De acordo com a Forbes, Durov tem um patrimônio líquido estimado em cerca de US$ 15,5 bilhões, o que o torna a 121ª pessoa mais rica do mundo.