Neste sábado (31), o Exército de Israel informou que localizou vários cadáveres na Faixa de Gaza durante intensos combates com os terroristas do Hamas.
Neste sábado (31), o Exército de Israel informou que localizou vários cadáveres na Faixa de Gaza durante intensos combates com os terroristas do Hamas. No entanto, as autoridades ainda não confirmaram se esses corpos pertencem aos reféns que estão em cativeiro desde os ataques de 7 de outubro.
De acordo com um comunicado das Forças de Defesa de Israel (FDI), “as FDI localizaram vários cadáveres durante os combates na Faixa de Gaza. No momento, as tropas continuam operando na área e estão realizando o processo de extração e identificação dos corpos, que pode levar várias horas. Pedimos que se abstenham de divulgar rumores.”
A imprensa local relatou que as FDI não poderão confirmar detalhes sobre os corpos até que eles sejam retornados a Israel e examinados pelos profissionais adequados, com a divulgação das identidades podendo ocorrer somente no domingo.
Este anúncio ocorre poucos dias após o resgate do refém Qaid Farhan al-Qadi, que foi retirado de um túnel no sul do enclave palestino durante uma operação das FDI na manhã da última terça-feira.
Al-Qadi, de 52 anos, é natural de uma comunidade beduína próxima à cidade de Rahat, no sul de Israel, e trabalhava como segurança em uma fábrica de embalagem no kibutz Magen em outubro. Ele foi sequestrado em 7 de outubro por terroristas do Hamas e encontrado posteriormente dentro de um túnel por comandos da Shayetet 13, a unidade de elite da Marinha israelense. A operação de resgate foi coordenada pelo Comando Sul das FDI, a agência de segurança Shin Bet e a 162ª Divisão das FDI.
O resgate de Al-Qadi foi um avanço significativo em um contexto onde se estima que 104 dos 251 reféns capturados pelo Hamas em 7 de outubro ainda estão na Gaza, incluindo os corpos de 34 pessoas confirmadas como falecidas pelas FDI.
Essas ações seguem a liberação de 105 civis pelo Hamas durante uma trégua de uma semana no final de novembro, além da liberação de outros quatro reféns em datas anteriores.
Até o momento, oito reféns foram resgatados com vida pelas tropas israelenses, embora três tenham sido mortos por engano durante tentativas de fuga.
No final de julho, após uma operação em Khan Younis, no sul de Gaza, as forças de Israel recuperaram os corpos de cinco reféns assassinados pelos terroristas do Hamas. Os corpos pertenciam a Maya Goren e a quatro militares: os sargentos maiores Oren Goldin e Ravid Aryeh Katz, que eram reservistas e não estavam de serviço; e os sargentos Tomer Ahimas e Kiril Brodski, enviados para combater em Nirim. Todos os cinco já haviam sido confirmados como mortos anteriormente.
O brutal ataque terrorista do Hamas em 7 de outubro resultou em cerca de 1.200 mortos – mais de 800 civis – e 251 sequestrados em Israel.