A cidade de São Paulo enfrentou, nesta quinta-feira (26), mais um recorde de temperatura, com os termômetros atingindo 36,3°C, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A cidade de São Paulo enfrentou, nesta quinta-feira (26), mais um recorde de temperatura, com os termômetros atingindo 36,3°C, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O registro foi feito no Mirante de Santana, a principal estação meteorológica da capital.
Esse foi o terceiro dia consecutivo de calor extremo. Na quarta-feira (25), a máxima chegou a 35,7°C às 16h, e na terça-feira (24), a cidade já havia marcado 35,1°C, o que na época foi considerado o dia mais quente do ano. Essas temperaturas superaram o recorde anterior de 16 de março, quando a cidade registrou 34,7°C, no fim do verão.
O aumento das temperaturas ocorre em meio à sétima onda de calor que atinge o Brasil em 2024, trazendo marcas históricas para o mês de setembro. A previsão do Inmet para esta quinta-feira era de máxima de 36°C, com umidade do ar em torno de 65%. Para sexta-feira, espera-se uma leve queda, com a temperatura máxima prevista de 30°C, ainda assim, acima da média histórica de setembro, que é de 25,2°C.
Apesar da previsão de alívio, os números de setembro deste ano já superam os registrados no mesmo período de 2023, quando as temperaturas também ultrapassaram os 36°C. O recorde absoluto do mês, até então, foi em 24 de setembro do ano passado, quando os termômetros marcaram 36,5°C.